segunda-feira, 26 de junho de 2017

Ossaim

Ossaim é o orixá das ervas medicinais e litúrgicas detentor do axé das folhas que nem mesmo os orixás podem privar-se e devem a ele referencia.

Sua importância é primordial no culto umbandista. Nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência e assistência. O seu sacerdote é o Babá Olosayin.

Ossaim é o companheiro constante de Ifá. É representado por uma sineta de ferro forjado, terminada por uma haste pontuda enfiada em uma grande semente. A haste é fincada no chão, ao lado do osun (o asen dos fon) do babalawo. Por sua presença, Ossaim traz a influência das folhas para as operações da adivinhação.

Culto a Ossaim

Ferramenta: sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas, chamada de Opassanìyn.
Cores: verde, branco, e todas as variações de verde dependendo da nação.
Fio-de-contas: verde, branco, verde rajado de branco ou branco rajado de verde.
Animais: Bode e galo, entre outros.
Saudação: Ewê ewê asá ou Asá ô ou Ewê ô ou Eruejé, entre outras !
Características dos filhos de Ossaim

É difícil encontrar um filho de Ossaim. Seus filhos são pessoas engraçadas, risonhas, alegres e obstinadas. Quando querem, vão e fazem. Podem se tornar violentos e perigosos se estão insatisfeitos ou raivosos.

Sabem conquistar as pessoas e adoram aventuras amorosas. São pacientes quando amam e fazem de tudo para a relação durar. Trabalham demais para conseguir estabilidade e independência.

Lenda de Ossaim (Itan de Ossaim)

Ossaim recebera de Olodumarê o segredo das folhas. Ossaim sabia que algumas delas traziam a calma ou o vigor. Outras, a sorte, a glória, as honras ou ainda, a miséria, as doenças e os acidentes. Os outros orixás não tinham poder sobre nenhuma planta. Eles dependiam de Ossaim para manter sua saúde ou para o sucesso de suas iniciativas.

Xangô, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e impetuoso, irritado por esta desvantagem, usou de um ardil para tentar usurpar Ossaim a propriedade das folhas. Falou dos planos à sua esposa Iansã, explicou-lhe que, em certos dias, Ossaim pendurava, num galho de Irôko, uma cabaça contendo suas folhas mais poderosas. – desencadeie uma tempestade bem forte num desses dias, disse-lhe Xangô. Iansã aceitou a missão com muito gosto.

O vento soprou a grandes rajadas, levando o telhado das casas, arrancando árvores, quebrando tudo por onde passava e, o fim desejado, soltando a cabaça do galho onde estava pendurada. A cabaça rolou para longe e todas as folhas voaram.

Os orixás se apoderaram de todas. Cada um tornou-se dono de algumas delas, mas Ossaim permaneceu “senhor do segredo das folhas” de suas virtudes e das palavras que devem ser pronunciadas para provocar sua ação. E assim, continuou a reinar sobre as plantas como senhor absoluto, graças ao poder (axé) que possui sobre elas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...