terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Samba do Monte Indica o Filme Moro no Brasil do Mika Kaurismäki.


Moro-no-Brasil_foto_Margareth-Menezes

O documentário Moro no Brasil, do diretor finlandês Mika Kaurismäki. O documentário mostra, do ponto de vista do estrangeiro, a fascinante diversidade musical do país. O filme revela ainda a importância da música na história e na formação da identidade do povo brasileiro.

Indo do batuque indígena ao samba, o cineasta viaja mais de quatro mil quilômetros pelo território nacional em busca das raízes musicais do Brasil. Kaurismäki faz sua primeira parada em Pernambuco, onde se encontra com a tribo indígena Fulni-ô. Ainda no estado, o samba de coco, a embolada, o maracatu e os conhecidos ritmos do forró e do frevo apresentam as origens multiculturais da população.

Silvério Pessoa, Jacinto Silva, Maracatus Rurais de Pernambuco, Mestre Salustiano, Zé Neguinho do Coco, o grupo de balé afro Majé Molé, Caju e Castanha e Afoxé Oxum Pandá são alguns personagens que ilustram o cenário da música popular do Nordeste. Por meio de depoimentos e canções, cada artista revisita os caminhos percorridos pelas tradições musicais que representam.

Na Bahia, Kaurismäki mostra a influência das religiões, como o Candomblé, na música e nas danças. Um encontro com a cantora Margareth Menezes e com o Grupo Cultural Bagunçaço deixa evidente a riqueza rítmica que faz da Bahia um “caldeirão” cultural.
A viagem segue para o Rio de Janeiro, reduto do samba e do carnaval. O diretor destaca, em solo carioca, veteranos, como Walter Alfaiate, Velha Guarda da Mangueira, Antônio Nóbrega, e revelações – Seu Jorge, Ivo Meirelles e o Funk’n’Lata. Os artistas falam do cenário musical carioca e da vivência do contato com a música.

Moro no Brasil” é uma co-produção entre Brasil, Alemanha e Finlândia que consegue deixar transparecer as diferenças regionais brasileiras e a relação da música com esta variedade cultural, fruto da formação da identidade nacional – rica e multifacetada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...