domingo, 11 de março de 2018

Ajayô Samba do Monte - outono de 2018




Ajayô Samba do Monte celebra primeira roda do ano com destaque às mulheres 

O Coletivo Ajayô convida para primeira roda de samba do ano de 2018,  que valoriza as mulheres e divindades femininas das religiões de matriz africana.

Em março acontece o tradicional Samba do Monte, com cuidado às tradições afro-brasileiras e indígenas. O feminino é enfatizado nessa edição.

No dia 25, domingo, teremos a presença de Mestre Aderbal Ashogum, sacerdote do candomblé, do terreiro Ylê Omi Oju Aro e filho da Yalorixá Mãe Beata de Iemanjá que vem do Rio de Janeiro falar das orixás Iansã e Obá.


Orixás 

Conhecida como rainha dos raios e ligado a elementos da natureza, Iansã,  é o tipo feminino forte e guerreira, que luta e vence. As cores relacionadas são marrom, vermelho e rosa.

Também ligada a feminilidade, Obá é combativa e de forte temperamento. Nas imagens que a ilustram, usa uma espada e um escudo. Obá é filha de Iemanjá e Oxalá. Na África, é cultuada como a deusa protetora do poder feminino.

Homenagens e convidados

Na edição que celebra o outono, a Velha Guarda da Escola de Samba Tom Maior traz ao Centro Cultural Monte Azul Ideval Anselmo, sambista, fundador e compositor do primeiro samba-enredo da escola em 1973.

E a tradição fica por conta do grupo de Maracatu Baque Mulher. Grupo composto somente por mulheres sediado no bairro do Campo Limpo, é regido pela mestra Yakekele Joana Cavalcante.

A residência do nosso samba bem brasileiro é da Roberta Oliveira e o Bando de Lá. Eles apresentam repertório próprio e alguns clássicos da música brasileira.

O grupo Samba na 2 também chega direto da região da zona sul e trazem o samba de raíz para partilhar conosco.

O professor Jair Guilherme carrega nas tintas para retratar as orixás saudados em pinturas especiais. Rodrigo Bueno faz a ambientação inspirado também nas divindades apresentadas em março. 


Como Mestre de cerimônia, os artistas James Lino e Sharilayne Bakhita apresentam o Samba do Monte no dia 25 de março, do meio dia às 9 da noite. Nossos convidados estarão conosco para prestigiar e difundir  várias formas de cultura do nosso povo no Centro Cultural Monte Azul.

Agentes da cultura

O coletivo Ajayô é um grupo formado em 2016 e que tem como objetivo difundir a cultura e a memória do nosso povo. Seguindo nessa direção, o projeto Ajayô Samba do Monte foi contemplado pela 1a edição do Programa de Fomento à Cultura de Periferia do Município de São Paulo.


O Samba do Monte é uma celebração, é uma comunidade cultural dentro da comunidade do bairro do Jardim Monte Azul, na capital de São Paulo. Tem o compromisso de resgatar, apresentar e multiplicar atividades culturais do povo brasileiro. Em 2018 completa 10 anos de existência e resistência.


Venha conhecer as iniciativas periféricas que trazem cultura, memória e articulação em rede na zona sul! O Coletivo Ajayô conta com o apoios de:  Samba em RedeDesenrola e Não Me EnrolaJornalistas LivresRede São LuísEspaço ComunidadeFábrica De Cultura Jd São Luís, Fábrica de Cultura do Capão Redondo, Coleta Filmes e Centro Cultural Monte Azul.


LINK do evento no Facebook



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...