sábado, 5 de novembro de 2011

LEIA: Centenário Nelson Cavaquinho

Nelson Antônio da Silva, (Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1911 —  18 de fevereiro de 1986) foi um importante músicobrasileiro. Sambista carioca, compositor e cavaquinista na juventude, na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita.
Morando na Gávea,  frequentou desde os 5 anos as rodas de choro. Daí surge o apelido que o acompanharia por toda a vida.
Aos 20 anos casa-se e consegue, graças a seu pai, um trabalho na polícia fazendo rondas noturnas a cavalo. E foi assim, durante as rondas, que conheceu e passou a frequentar o morro da Mangueira, onde conheceu sambistas como Cartola e Carlos Cachaça.
Deixou mais de quatrocentas composições, entre elas clássicos como "A Flor e o Espinho" e "Folhas Secas", ambas em parceria com Guilherme de Brito, seu parceiro mais frequente. Por falta de dinheiro, depois de deixar a polícia, Nelson eventualmente "vendia" parcerias de sambas que compunha sozinho, o que fez com que Cartola optasse por abandonar a parceria e manter a amizade.
Suas canções eram feitas com extrema simplicidade e letras quase sempre remetendo a questões como o violão, mulheres, botequins e, principalmente, a morte, como em "Rugas", "Quando Eu me Chamar Saudade", "Luto", "Eu e as Flores" e "Juízo Final".
Morreu na madrugada de 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, vítima de um enfisema pulmonar.
No carnaval de 2011 a escola de samba G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira homenageou Nelson Cavaquinho pelo seu centenário. "O Filho Fiel, Sempre Mangueira" é o nome do enredo que a agremiação levou para a avenida.
O músico era torcedor da escola.

DISCOGRAFIA NELSON CAVAQUINHO


Colecao Talento
Clique Aqui para conhecer todas as letras deste Álbum.










Mestres da MPB 
Clique Aqui para conhecer todas as letras deste Álbum.









Nelson Cavaquinho: Odeon 100 Anos, Vol. 3 
Clique Aqui para conhecer todas as letras deste Álbum.









Quatro Grandes Do Samba 

Clique Aqui para conhecer todas as letras deste Álbum.










Serie Aplauso
Clique Aqui para conhecer todas as letras deste Álbum.









Serie Documento 










DOCUMENTÁRIO: NELSON CAVAQUINHO

Capitulo 1 - Clique Aqui
Capitulo 2 - Clique Aqui
Capitulo 3 - Clique Aqui
Capitulo 4 - Clique Aqui
Capitulo 5 - Clique Aqui


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...